terça-feira, 7 de junho de 2016

Vamos Falar de Câncer?

Minha avó nem fala essa palavra porque trás má sorte.
No primeiro momento eu pensei: "Por que eu?"
Chorei, esmurrei a parede e me enfiei embaixo das cobertas. Geralmente, me entrego aos sentimentos ruins, deixo eles me tomarem e também deixo-os ir... é um processo do qual eu já estou meio apto a lidar. O que não dá é para ficar impedindo dele se manifestar, pois se eu faço isso, quando ele consegue chegar, parece que vem com mais força.
No segundo momento eu pensei: "E porque não eu?" 
Não sou mais especial do que nenhum ser humano a minha volta, então é bom começar a perceber que isso pode acontecer com qualquer pessoa, inclusive comigo.

"Você parece otimista!"

 

Para aqueles que me conhecem, sabe que o otimismo não é bem a minha praia, mas nesse caso não é questão de otimismo. Eu passei por um processo cirúrgico demorado, que teve algumas complicações, fiquei mais de um mês internado e começo minha quimioterapia no dia 17/06.
O que eu posso dizer? Posso usar as palavras da minha avó, que tem uma sabedoria de vida enorme: "Quando não tem jeito, o jeito está dado".
Diferente de outras situações pesadas que eu já vivenciei, essa tem um fator importantíssimo. Estou me sentindo acolhido, protegido e amado por alguém que se dedica a mim. Isso está sendo minha carta coringa neste jogo que a vida está me fazendo jogar. 
O caminho vai ser longo, provavelmente tortuoso, mas desta vez sei que se eu cair, tenho alguém pra me ajudar a levantar.
Mês passado perdi um amigo pra essa doença. Não nego que isso me abalou, mas sei que cada pessoa tem um caminho e que cada caminho é diferente do outro. A cada dia escrevo mais uma página da minha vida, só que dessa vez, o mais importante pra mim, é que quero escrever um livro bem grosso.
Amanhã minha psicóloga vai me perguntar: "Como você está encarando o começo da quimioterapia?" A única coisa que realmente posso falar sobre o assunto nesse momento, é que não vejo a hora do meu médico me liberar mais coisas na minha alimentação, porque não aguento mais comer de forma tão restrita. De resto, é um passo de cada vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário